sexta-feira, 4 de abril de 2008

Somos Todos Pinguins

[POST EDIT]: Olá quantidade nanométrica de leitores. A partir deste, teremos uma coletânea de posts relacionados ao mesmo tema: Vestibular e afins. :X (só pra dar uma idéia da magnitude do desespero e falta de criatividade) Enfim, aproveitem esse enquanto preparo os próximos.
____________________________________________________

Aqui no país tupiniquim, a garantia de um ensino superior é a passagem por uma prova de conhecimentos adquiridos em seu ensino médio e fundamental, o qual todos conhecemos por Vestibular, ou Provão, ou Exame Final, ou Juízo Final, ou Armagedon, ou Pânico dos alunos, ou Pressão Psicológica...como quiserem.

Um vasto número de movimentos sociais criticam esse modelo de admissão a universidade por que consideram um obstáculo aos "menos favorecidos", normalmente o setor social com mais deficiência educacional. Assim em algumas universidades do país usa-se o sistema de cotas, onde há vagas já estabelicidas para um certo grupo, considerado por eles, "desfavorecidos", como os negros e pardos, os índios, deficientes físicos, etc. Esse sistema é originalmente apenas de cotas raciais e ( se não me engano) foi emprestado dos EUA, onde 12% da população é negra. Aí sim, é óbvio, eles são minoria. Mas ai chegamos aqui no Brasil, onde algo que 50% ( Cinquenta por cento :x) da população é negra (≅8%), parda(≅ 32%) e quase 100% é de decendência negra (considerando toda a miscigenação que ocorreu nessas terras desde a colonização em 1530, todos nascidos aqui e de descendencia brasileira tem pelo menos um ínfimo sangue de descendência negra, concordas? Acho que não dá pra falar que isso é um exagero) . Ai costumamos ouvir um discursozinho de que eles não tem a mesma chance no vestibular e etc. Mas ora, pensemos juntos. Se METADE da população do país "não tem a mesma chance" no vestibular, onde raios está o problema? Quer dizer que todos os classificados dentro das cotas tem uma educação defasada? Quer dizer então que todos dentro das cotas raciais tem uma educação inferior aos da Universal?
Por favor.

Ìndios são minoria, deficientes são com certeza (infelizmente) ainda discriminados no meio trabalhista, e alunos de escolas públicas sofrem consequências pela má qualidade de ensino e precárias estruturas.
Mas somos ou não somos um país baseado na Meritocracia (do latim mereo, merecer, obter/cracia, governo)?
Em provas como o vestibular ou Concursos, nós somos avaliados pelo conhecimento. Por acaso negros são menos inteligentes? Acho que tratar uma etnia de forma diferente, é nada mais que criar mais discriminação a partir da segregação social.
Enfim, é isso, espero que entendam meu ponto.
Post meio que artigo, mas foi só algo pra vocês discutirem também :]
Comentem, e esperem o próximo.