terça-feira, 27 de maio de 2008

Custe o que Custar

Quem aqui já assistiu Seinfeld?
Os que responderam afirmativamente devem saber que o personagem comediante "Jerry Seinfeld" faz o chamado humor stand-up ou comédia stand-up. Pra quem desconhece, são os humoristas, de pé em um palco, que emendam piadas uma nas outras do cotidiano, improvisando e etc, brincando com as idéias do público.
E é com o coração feliz que falo, que programas estão surgindo a partir desse ideal, fugindo da merda que é o programa Zorra Total, A Praça é Nossa, ou Casseta e Planeta. Percebe-se a busca por um "humor novo", mas elaborado, afim de não cair no clichê e no previsível.

Aplaudo então aqui, dois programas que depois de assistir a algum tempo, me vejo na posição de não deixa-los sem elogios: 15 Minutos e CQC.

15 minutos é um programa da MTV, apresentado por Marcelo Adnet, onde ele lê e-mails, imita celebridades, improvisa, fala de determinados temas... enfim, e interage com o sempre mascarado personagem Kiabbo. Permitam-me dizer que o Adnet é foda. Raciocínio rápido, bom texto, programa humilde e humor original. Se eu não me engano ele é ator de teatro também, e teve pequenas participações em filmes.

O CQC (Custe o que custar) é originalmente um programa argentino. Exibido na Rede Bandeirantes, vulga Band. Apresentam esse programa um acervo maior de pessoas, sendo que um deles, repórter e apresentador de palcos, é nada mais, nada menos que Rafinha Bastos, um humorista stand-up comedy querido por mim, e agora claro, apresentador.
Nota-se uma ínfima semelhança entre o CQC e o "Pânico na TV", principalmente por que os "repórteres" fazem perguntas indiscretas e realmente enchem o saco de políticos, apresentadores, jornalistas, etc. Mas antes, eu devo enumerar virtudes que encontrei nesse programa:

  1. Como já citei, o programa busca um pouco do riso através do constrangimento alheio, como o Pânico na TV;
  2. Mas devo salientar que o "Nível" informativo do CQC é 10³ vezes maior. Nele você encontra críticas válidas de n situações que por aqui acontecem, misturadas com humor. É uma mistura as vezes exagerada, mas no geral sai engraçado e com informação das palhaçadas sempre impunes no nosso querido país tupiniquim.
  3. O "visual" é agradável... Um set de filmagem bem organizado, repórteres poliglotas(verdade lol), efeitos razoáveis...
O Pânico na TV não é um programa tão ruim também, na verdade, achava muito bom, mas sinceramente acho que hoje em dia ele se rendeu pro capitalismo, tem muito merchan no programa e tal. Mas tirando os quadros sem noção, tem coisas muito engraçadas, tipo as partes com o Ceará, o tal do Christian Pior e o mais novo "César Polvilho" que é um cara muito tosco, mas engraçado. =x

Bom, pra quem quiser dar uma assistida nesses programas, o 15 minutos passa na MTV de Segunda a Quinta as 21:45 e o CQC Segunda as 22:15 e reprise as Quartas-feiras.