terça-feira, 20 de janeiro de 2009

JURÁSSICOS DA TV - Parte I

A partir do momento que você vai se tornando mais velho, certas tradições, costumes e experiências vão mudando em você e no mundo a sua volta.
Uma coisa boa, que venho usando frequentemente, é se gabar de coisas que tivemos na nossa infância ou num passado qualquer para os moleques de uma "geração" mais nova, ou até lembrar com os amigos. E é esse o intuito desse post. Na verdade é o segundo objetivo, porque o primeiro realmente é tirar a seca de posts. Enfim, é a partir dessa linha de pensamento que apresento o post:

JURÁSSICOS DA TV (para garotos(as) da déc. de 90)

Quem lembra do Programa da Mara Maravilha no SBT?
Foi desse programa que surgiram os maiores sucessos desenhísticos animalísticos da infância no começo de 90. Estreou em 87 e teve fim em 94. Punky - a Levada da Breca, Os Ursinhos Carinhosos, Jonny Quest, Os Jetsons, Muppets Babies e O Fantástico Mundo de Bob imagino que são os que mais marcaram, por que são os únicos que lembro. Uma atenção especial para o Caco e a Miss Piggy em Muppets Babies e The Muppets Show (passou um pouco mais tarde, mas pra quem já tinha TV Fechada assistia - no meu caso só vi mais tarde mesmo) e principalmente os episódios de Fantástico Mundo de Bob. Amava. Um dos desenhos que uso como exemplo depois da seguinte frase: Não fazem mais desenhos como antigamente. Lembro bem de algumas coisas, um episódio que alguém morria e o Tio Ted tinha que contar pro Bob porque ele não a veria mais, a Jackie que sempre corria atrás do Bob e o pai que na abertura e no final de cada episódio aparecia como um ator interagindo com o desenho.

A concorrência da SBT na época todos lembram. Xou da Xuxa. O acervo de desenhos principais era: ThunderCats, Familia Dinossauro, Smurfs, HeMan e Caverna do dragão. Esse último, fez muito sucesso, até porque era mais antigo, foi criado em 83, e derivou de um jogo de RPG, Dungeons & Dragons. Mas o mistério que envolve o desenho é seu final inacabado, ou devo dizer nem começado. Muitos acreditam que ele foi escrito, mas não revisado por todos os autores (12 autores no total). Pesquiso sobre isso mais tarde, quiçá publico um post com o tal final misterioso.
Apesar do sucesso do programa da Xuxa- recebia um total de em média cento e mil cartas por dia, muitos devem lembrar que a própria Maria da Graça Meneghel aparecia sentada num monte de cartas e jogava pro alto pra pegar uma, bem original - o que veio logo depois dele, em 93, foi bem mais marcante.
A TV Colosso. Era incrível o tanto que eu gostava daquilo. Pra quem não lembra, ou para os pouquíssimos que não sabem, era a simulação de uma emissora de TV liderada/apresentada por cães. O legal era que existia tipo uma paródia com os programas que passavam na Globo na época, da Novela ao Jornal Colossal. Durou 4 anos no ar, apresentando seu ultimo programa em 1997.

Uma moda que não era da época, era mais um revival dos anos 80 mas também faz a galera sentir saudade são os Metal Heroes. Um gênero de muito sucesso no Japão que estorou aqui com o UltraSeven, Ultraman, Jaspion, Jiraya, Kamen Rider até aos "modernos" Power Rangers. A Record acertou em cheio ao trazer séries de volta como o Ultraman, Esquadrão Relâmpago Changeman e Jaspion, que estrearam no Brasil pela falecida Rede Manchete na déc. de 70, em 1985 e em 1988 respectivamente, voltando como já dito, com a Record em 94.

Um segundo marco nessa linha histórica, foi a já citada Rede Manchete.

Mas aí fica pra SEGUNDA PARTE do post.