domingo, 16 de novembro de 2008

Meus tempos de Discada

As crianças de hoje em dia perderam uma das maiores desventuras que garotinhos nerds nascidos na década de 90 tiveram. A magia da internet discada.

Costuma se ter hoje ADSL, internet a rádio, internet a cabo e a rabo. Mas já se perdeu aquela emoção que dava quando chegava a meia noite de sexta-feira e você finalmente conseguiria seu desejado pulso único.

A comunicação também era muito mais divertida. Não se tinha MSN, no máximo tínhamos um nome falso pra usar no IRC e trocar músicas e conversas de sacanagem com pessoas como “mOrEnInHa_RJ”.

O ICQ apareceu como uma coisa bela... Mensagem Instantânea, adicione os amigos que quiser e tenha um número de fácil memorização como “987347476923β - 4874α 5π”. Coisa boa. Coisa chique.

A pirralhada também não compartilha da nossa antiga emoção de imaginar a pessoa com quem se falava. Você nunca sabia como era essa pessoa que metaforicamente habitava o outro lado do computador. A não ser que ela tivesse um scanner, ou você fosse tapado o bastante pra acreditar que aquela mulher seminua da foto era a tal mOrEnInHa_RJ, era difícil saber exatamente como a pessoa era.

Outro fato desses tempos de banda estreita: a pirataria não existia ou era muito desconhecida. E eu acho que não preciso explicar o porquê. O ato de downloadar algo era razão para ser idolatrado:

- EU baixei o emulador de GBA e o ROM de Pokémon Ruby ;D

- UAU :O Que Guerreiro!

Mentira, nem sempre era assim. Conto que passei 3 finais de semanas, alguns feriados e uma quarta-feira pela tarde para baixar a PRIMEIRA PARTE do filme Matrix. Felizmente poucos presenciaram meu chilique logo depois de ver que o filme era de dois irmãos gêmeos que apanhavam do pai ou qualquer merda do tipo. Desculpem-me. Ainda é duro relembrar.

Mas uma coisa que realmente te promovia e dava o status de SUPER HACKER era ter um site. Lembro como se fosse ontem. Tenho amigos como testemunhas. Tive um site no HPG (HomePageGrátis, agora me pergunto por que diabos eles ainda mantém esse nome se a porra toda é paga) com algumas poucas fotos de POKEMON, umas bobagens escritas e um contador de visitas que não saia do "1 visitante". Coisa boa. Coisa chique. Me orgulhava disso na época.

...

Algum tempo depois. Um pouco mais de experiência e uma esperança de ser famoso no mundo internédico, me levou a criar um Fórum com 2 amigos. Thiagão e nosso companheiro da casa Lucasd. Irradiation Fórum. É impossível descrever o quão empolgado eramos com aquilo. E até que o bagulho era organizado, foi divertido e até entrou umas pessoas durante um tempo. Mas não tardou muito e eu dei 1 mês pro fórum morrer. Duas semanas depois ninguem mais entrava.

Pra não elongar mais isso com história desinteressantes, reafirmo o que disse antes. A internet lenta educou todas as crianças da época de um jeito único. Coisa que não teremos mais. O som da conexão, as broncas pelas contas caras de telefone, os jogos em DOS, Tibia, Avalanche, mIRC, ICQ, site da Turma da Mônica, bate-papo da UOL, Cadê?...

Um minuto de silêncio.